Questão sobre Clínica Médica, Cardiologia, Endocrinologia, Neurologia
Enunciado
Recentemente ocorreu um óbito em seu plantão com um paciente relativamente jovem, 57 anos de idade, que apresentava intensa dor torácica e dorsal, fora pressão extremamente elevada. Assim, sua curiosidade levou a, novamente, a revisar os conceitos de hipertensão, descobrindo que o seguinte conceito estava INCORRETO. Assinale-o.
Alternativas:
- Crise hipertensiva, chamada de Emergência, é caracterizada por elevação aguda de PA associada à Lesão Órgão Alvo, que pode incluir acometimento neurológico, renal, ocular, hepático ou insuficiência miocárdica, manifesta como encefalopatia, convulsões, alterações visuais, achados anormais de eletrocardiograma ou ecocardiograma, insuficiência renal ou hepática.
- A Urgência é descrita como elevação da PA superior ao percentil 99 mais 5 mmHg (estágio 2), associada a sintomas menos graves, em paciente sob risco de evolução para LOA progressiva, sem evidência de acometimento recente.
- Na Urgência sugere-se manejo com medicamentos, por via oral, com redução de PA em 12 horas, sob monitorização.
- A redução muito rápida de PA na Urgência é contraindicada, pois leva à hipotensão, falência de mecanismos autorreguladores e possibilidade de isquemia cerebral e visceral.
Nenhum comentário:
Postar um comentário