Questão sobre Clínica Médica, Pediatria, Hematologia
Enunciado
Ana tem 3 anos de idade e a mãe refere que há aproximadamente uma semana vem percebendo a menina menos ativa, com episódios febris diários e procura o pronto socorro hoje por sangramento nasal importante e manchas vermelhas no corpo. Ao exame físico, você observa petéquias no tronco e face, pouca quantidade de sangue na cavidade nasal, fígado palpável a 4cm do rebordo costal direito e baço palpável a 1cm do rebordo costal esquerdo. Hemograma apresenta uma Hemoglobina de 8g/dl, com leucocitose de 70.000/mm³, sem diferencial e plaquetas de 14000/mm³. O melhor seguimento do caso:
Alternativas:
- Não havendo mais sangramento ativo, solicitar retorno em 24 horas para checagem do diferencial do leucograma para definição da conduta.
- Encaminhar para ambulatório de hematologia pediátrica com suplementação de ferro.
- Solicitar interconsulta da hematologia pediátrica no pronto socorro de pediatria com a hipótese diagnóstica de trombocitopenia imune.
- Internar ou encaminhar imediatamente para atendimento emergencial em serviço de onco-hematologia pediátrica, com hipótese de leucemia aguda, com risco de morte.
Nenhum comentário:
Postar um comentário