Questão sobre Clínica Médica, Reumatologia
Enunciado
Aline, 46 anos, vem ao ambulatório queixando-se de dores musculares difusas e cansaço. Ela diz que seus sintomas são mais intensos pela manhã, acorda com dores na região posterior do pescoço, na região lombar, ao longo dos braços e pernas. Ao deitar, além das dores, relata um desânimo intenso. O excesso de atividades domésticas e o stress emocional pioram seus sintomas. Não dorme bem à noite. O exame físico da paciente evidencia sensibilidade dolorosa na maior parte dos grupamentos musculares, incluindo trapézios, deltoides, quadríceps e lombares. Assinale a alternativa CORRETA:
Alternativas:
- Trata-se de uma síndrome miofascial decorrente de sobrecargas nos grupamentos musculares. O diagnóstico se confirma pelas provas de atividade inflamatória.
- Trata-se de uma síndrome periarticular e por atividade de esforço repetitivo causando lesão (microtraumas) nos tendões e ligamentos nos grupamentos musculares. A confirmação se dá pela história e exame físico.
- Trata-se das manifestações fibromiosíticas iniciais das doenças inflamatórias articulares. O diagnóstico se confirma pela elevação da hemossedimentação e proteína C-reativa.
- Trata-se de uma síndrome fibromiálgica relacionada a alterações dos neurotransmissores e o diagnóstico se confirma pela história clínica da paciente.
- Trata-se de síndrome de polimiosite e o diagnóstico confirma-se pela elevação da CPK e eletromiografia.
Nenhum comentário:
Postar um comentário