Questão sobre Preventiva
Enunciado
Um médico atende uma criança de oito anos no Pronto-Socorro, com quadro clínico de febre há 24 horas, sem outras queixas. Durante o exame físico, observa-se a presença de hematomas em nádegas, nas costas e em membros inferiores, com diferentes fases de coloração. A criança passa o dia com a avó que justifica os hematomas devido "às peripécias que a criança faz durante o dia". Diante de suspeita de maus-tratos, qual a conduta a ser tomada?
Alternativas:
- Comunicar, obrigatoriamente, a ocorrência à autoridade competente da respectiva localidade, sob pena de ser considerada infração administrativa, sujeita a multa, a não comunicação pelo médico ou responsável pelo estabelecimento de atenção à saúde, dos casos de que tenha conhecimento.
- Considerar a não obrigatoriedade de o médico ou responsável pelo estabelecimento de atenção à saúde de comunicar à autoridade competente a suspeita de maus-tratos, uma vez que a avó, que cuida da criança, preocupou-se em trazê-la ao médico para investigação da febre.
- Decidir pela não comunicação do caso à autoridade competente, pois a história da avó faz sentido, uma vez que a criança nesta idade é muito peralta, indisciplinada e desobediente.
- Comunicar à avó que a criança deve passar a ficar sob os cuidados dos pais ou legítimos responsáveis, antes que acidentes mais graves aconteçam e ela seja responsabilizada.
Nenhum comentário:
Postar um comentário