Questão sobre Ginecologia e Obstetrícia, Obstetrícia
Enunciado
ALC, G2P1, retorna para UBS com exames da terceira semana de gestação. Dentre os resultados, verifica-se glicemia de jejum com valor de 92mg/dL, sendo, então, necessário otimizar a anamnese. Não foram encontrados fatores de risco para desenvolvimento de diabetes mellitus (DM). A conduta correta para esta paciente é:
Alternativas:
- devido a paciente não apresentar glicemia de jejum >99mg/dL nem fatores de risco para DM, deve-se seguir o pré-natal normalmente sem continuar investigação da glicemia.
- devido a paciente apresentar glicemia de jejum >85mg/dL, indica-se o Teste Oral de Tolerância à glicose e, se glicemia de jejum for de até 124mg/dL e após 2h da ingestão da glicose for de até 152mg/dL, pode-se afirmar que a paciente não é diabética e deve ser seguido o pré-natal regularmente.
- devido a paciente apresentar glicemia de jejum >85mg/dL, indica-se o Teste Oral de Tolerância à glicose e, se glicemia de jejum for de até 99mg/dL e após 2h da ingestão da glicose for de até 145mg/dL, pode-se afirmar que paciente não é diabética e esta deve seguir o pré-natal regularmente.
- devido a paciente apresentar glicemia de jejum >85mg/dL, indica-se o Teste Oral de Tolerância a glicose e, se glicemia de jejum for de até 109mg/dL ou após 2h da ingestão da glicose for de até 139mg/dL, pode-se afirmar que paciente não é diabética e deve seguir o pré-natal regularmente.
- devido paciente apresentar glicemia de jejum >85mg/dL, deve-se indicar o tratamento imediato com o uso de insulina para evitar alterações no concepto.
Nenhum comentário:
Postar um comentário