Questão sobre Clínica Médica, Neurologia
Enunciado
Virgínia, 35 anos, queixa-se de vertigem rotatória de início agudo, contínua, que piora com o movimento da cabeça, náuseas, vômitos, desequilíbrio, zumbido e hipoacusia. Ao exame clínico: nistagmo horizonto-rotatório com fase rápida para a direita, que não muda de direção com a movimentação dos olhos e da cabeça; reflexo vestíbulo-ocular anormal para o lado esquerdo; tendência a queda para esquerda durante a marcha e em posição ortostática com os olhos fechados. Assinale a alternativa INCORRETA:
Alternativas:
- Nas síndromes vestibulares periféricas é comum a harmonia entre a intensidade dos sintomas de desequilíbrio, vertigem, náuseas e vômitos.
- Os nistagmos horizonto-rotatório que mudam de direção com o movimento dos olhos, o vertical puro, o rotatório puro, além de desalinhamento vertical dos olhos e reflexo vestíbulo-ocular normal sugerem sídrome vestibular central.
- A doença de Menière e a neurite vestibular são as principais etiologias de vertigem periférica aguda entre os 30 e 50 anos.
- O dimenidrato e a meclizina são as principais medicações para o alívio dos sintomas na fase aguda.
- Na vertigem de posicionamento paroxísta benigna as crises são desencadeadas por movimentos bruscos da cabeça, sendo de curta duração e pequena intensidade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário