Questão sobre Ginecologia e Obstetrícia, Ginecologia, Obstetrícia
Enunciado
MDG, 43 anos, branca. Empregada doméstica procura seu médico por queixa de "Escorrimento fedido há 1 semana." História de corrimento vaginal abundante, amarelo-esverdeado. Último citopatológico de colo uterino (CP) há 1 ano, sem alterações. No ano anterior estava sem alterações também. Não amamentou. Nunca fez mamografia. Sem histórico familiar de câncer. Exame Ginecológico: Vulva com leve hiperemia. Especular: presença secreção vaginal amarelada/acinzentada em pouca quantidade, presença de bolhas esparsas não aderentes e odor fétido. Hiperemia de mucosa com placas avermelhadas. Colo friável, fechado, sem áreas ectópicas com sinais de colpite difusa (aspecto de framboesa). Sem evidências de condilomas de ulcerações. Qual é a melhor opção de tratamento empírico?
Alternativas:
- Metronidazol gel 0,75%, uma aplicação vaginal (5 g) duas vezes ao dia, por cinco dias somente para a paciente sem necessidade de tratamento complementar para o parceiro.
- Metronidazol gel 0,75%, uma aplicação vaginal (5 g) 2 vezes ao dia, por 5 dias para a paciente e Fluconazol 150 mg em dose única para o parceiro.
- Miconazol, creme a 2%, via vaginal, uma aplicação à noite ao deitar-se, por 7 dias e Fluconazol 150 mg VO em dose única para o casal.
- Clindamicina 300 mg, VO, de 12/12 horas, por sete dias somente para a paciente sem necessidade de tratamento complementar para o parceiro.
- Metronidazol 400 a 500 mg VO 12/12hs por 7 dias para a paciente e Metronidazol 2 g em dose única para o parceiro.
Nenhum comentário:
Postar um comentário