Questão sobre Clínica Médica, Cirurgia, Gastroenterologia, Cirurgia do Aparelho Digestivo
Enunciado
Homem, 44 anos, admitido no pronto atendimento por queixa de hematêmese iniciada há cerca de 2 horas. Refere ainda episódios de melena, há aproximadamente uma semana, e dor epigástrica, com piora com a alimentação, por três semanas, após uso de antinflamatório por torção muscular. Sem outras doenças crônicas, faz uso crônico de tabaco, (cerca de 1 maço ao dia, há 20 anos) e etilismo ocasional. Após estabilização do paciente, o médico da emergência solicita uma endoscopia digestiva alta que demonstra presença de duas ulcerações cobertas por coágulo em região de mucosa gástrica. Conforme o conhecimento atual sobre doença ulcerosa péptica, assinale a alternativa CORRETA.
Alternativas:
- Ao contrário das úlceras gástricas, como no caso descrito, as duodenais sempre devem ser biopsiadas à procura de malignidade.
- Úlceras gástricas benignas são mais frequentemente encontradas no fundo gástrico.
- As úlceras gástricas por H. pylori podem mostrar evidência de uma gastropatia química, exemplificada por hiperplasia foveolar e edema da lâmina própria.
- A maioria das úlceras gástricas está relacionada à presença de H. pylori ou uso de antinflamatórios não esteroidais (AINEs).
- A produção de ácido gástrico tende a ser normal ou aumentada em pacientes com úlcera gástrica
Nenhum comentário:
Postar um comentário