Questão sobre Clínica Médica, Pneumologia
Enunciado
Um paciente de 60 anos, há dois anos com dispneia progressiva aos esforços, apresenta infiltrado pulmonar intersticial na radiografia de tórax. A tomografia computadorizada de tórax em alta resolução mostra bronquiectasias de tração e áreas de faveolamento em bases pulmonares, com mínimas áreas de vidro fosco. Foi encaminhado para realização de biópsia pulmonar cirúrgica. Qual o achado histopatológico característico para o diagnóstico mais provável para esse paciente?
Alternativas:
- Dano alveolar difuso com deposição de tecido de granulação nos septos alveolares e nas pequenas vias aéreas e hiperplasia de músculo liso.
- Deposição de tecido de granulação nos ductos alveolares e pequenas vias aéreas e áreas de inflamação crônica nos septos alveolares.
- Áreas de pulmão normal alternadas com focos de inflamação intersticial, deposição de colágeno em zonas subpleurais e hiperplasia de músculo liso.
- Focos homogêneos de deposição de colágeno denso com proliferação de fibroblastos, infiltrado linfocitário e hiperplasia de pneumócitos tipo I.
Nenhum comentário:
Postar um comentário