Questão sobre Clínica Médica, Cardiologia
Enunciado
Paciente do sexo masculino, branco, com 30 anos de idade, fisiculturista, procura o ambulatório escola por apresentar hipertensão arterial de início há 3 anos, identificada em avaliação funcional de rotina, evoluindo com níveis pressóricos de difícil controle, apesar de pouca sintomatologia e uso regular de medicação. Ao exame fisico, encontra-se corado, sem edemas, pulsos periféricos de boa amplitude, com pressão arterial em membro superior direito = esquerdo: 240/130 mmHg; frequência cardíaca = 84 bpm; Peso= 86 Kg; Altura:1,77m ; ausculta cardíaca com ritmo cardíaco regular, em 3 tempos com B4; exame de fundo de olho com redução de diâmetro arterial tornando a relação arteriovenosa de 1/3, irregularidade arteriolar com constrições focais, exsudatos e hemorragias, com disco óptico normal. Trouxe um exame de urina, com proteinúria de 2.100mg/24h, dosagens bioquímicas com ureia=180 mg/dl, creatinina=5,4 mg/dl, potássio 5,9 mEq/l. Assinale a opção que apresenta a melhor proposta terapêutica medicamentosa para controle da pressão arterial neste caso:
Alternativas:
- Deve-se dar preferência a medicação oral com diuréticos antagonistas dos receptores de aldosterona, inibidores da enzima de conversão ou antagonistas dos receptores da angiotensina II, evitando o uso de agentes simpaticolíticos.
- Prescrever por via oral diurético de alça, bloqueadores de canais de cálcio, vasodilatadores arteriais diretos como hidralazina, não sendo indicado o uso de inibidores da enzima de conversão ou antagonistas dos receptores da angiotensina II.
- Iniciar nitroprussiato de sódio intravenoso, associado a medicação oral com antagonistas dos receptores da angiotensina II e betabloqueadores, não indicado o uso de diuréticos de alça.
- Utilizar por via oral diuréticos de alça em conjunto com diuréticos antagonistas dos receptores de aldosterona e bloqueadores de canais de cálcio, sendo limitado uso de bloqueadores de canais de cálcio.
Nenhum comentário:
Postar um comentário