sexta-feira, 5 de abril de 2019

Questão 82b6c336 - (Preventiva)

Questão da prova de residência da HOSPITAL EVANGÉLICO DE CACHOEIRO DE ITAPEMIRIM em 2014

Questão sobre Preventiva

Enunciado
Determinado paciente de 55 anos, sexo masculino, caminhoneiro, casado, é transferido ao Hospital Evangélico de Cachoeiro de Itapemirim aos seus cuidados, por solicitação pessoal de um médico de outro hospital, para investigação clínica de determinada patologia que ainda não foi diagnosticada, apesar do paciente já estar recebendo atendimento médico ambulatorial e hospitalar há alguns dias, o que vem trazendo grande ansiedade e angústia ao paciente e a seus muitos familiares e conhecidos. Na chegada ao hospital, já ao exame clínico, você detecta quadro de exuberante vasculite de pequenos e médios vasos, além de pronunciada artrite de grandes e pequenas articulações, provavelmente secundárias processo infeccioso evidente (paciente séptico). Você inicia o tratamento com antibióticos, medidas sintomáticas e de cuidado das muitas feridas de pele. Passados alguns dias é finalmente diagnosticada infecção por Neisseria como a causa do quadro de artrite e vasculite secundárias, isolada através de hemocultura. Ao longo do manejo do caso, ocorrem as seguintes situações: A esposa e o paciente, já na admissão no HECI, interrogam sobre os diagnósticos prováveis, riscos e prognóstico. Você recebe ligação de São Paulo de determinada pessoa, identificando-se como médica e sobrinha da esposa do paciente, interrogando o diagnóstico final. Um membro da diretoria do hospital e primo da esposa interroga o diagnóstico final. Um outro médico de outro hospital de Cachoeiro, bastante conhecido seu e portanto devidamente identificado, interroga o diagnóstico final. Ele conhece a médica de São Paulo que havia te ligado no dia anterior, pois tem vínculo familiar com ela. Após a conclusão diagnóstica, a esposa do paciente interroga o diagnóstico final. Assim sendo, acerca do manejo das informações médicas neste caso, marque a alternativa INCORRETA:

Alternativas:
  • Você é obrigado, na admissão, a informar ao paciente e à esposa que trata-se de situação inicialmente grave, devido ao quadro clínico de sepse. Deve também informar que o diagnóstico clínico é de provável artrite e vasculite secundárias à infecção, que é necessário iniciar antibióticos empiricamente e que o diagnóstico definitivo não é possível neste momento.
  • Você não pode fornecer a informação do diagnóstico final por telefone à suposta médica de São Paulo, pois você não a conhece e nem sabe na verdade se é realmente médica.
  • Você não pode fornecer nenhuma informação deste caso diretamente ao membro da diretoria do hospital.
  • Você deve fornecer a informação solicitada ao médico de Cachoeiro conhecido seu, porque além disso, ele tem direito de acesso ao prontuário e prescrição do paciente, pelo fato de ser médico e conhecido da família do paciente (conforme direitos dos médicos estabelecidos pelas resoluções e portarias do Conselho Federal de Medicina).
  • Você deve inicialmente, neste caso, informar o diagnóstico somente ao paciente em separado e estabelecer prazo para que comunique à esposa. Caso o paciente não comunique à esposa, você deverá fazê-lo mesmo que o paciente não aceite.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Questão a36fd4e9 - (Ginecologia e Obstetrícia)

Questão da prova de residência da INSTITUTO DE OLHOS DE GOIÂNIA em 2015 Questão sobre Ginecologia e Obstetrícia Enunciado A troca gas...