Questão sobre Clínica Médica, Endocrinologia
Enunciado
A cetoacidose diabética (CAD) é uma das complicações agudas mais sérias do diabetes mellitus e seu tratamento é baseado em insulinoterapia, reposição hidroeletrolítica e controle de fatores desencadeantes. Em relação ao quadro de cetoacidose diabética, sabe-se que:
Alternativas:
- Consiste na tríade bioquímica de hiperglicemia, cetonemia e acidemia. O uso do teste de cetona urinária é pouco útil para o diagnóstico da CAD, pois tem baixa sensibilidade (em torno de 40%). O resultado negativo do teste de cetona urinário pode ser negativo em metade dos pacientes com cetoacidose diabética.
- Clinicamente, a apresentação da CAD é precedida por um ou mais dias de poliúria, polidipsia e fadiga; o quadro de náuseas e vômitos é comum, porém, dor abdominal é extremamente rara, e, quando presente, deve ser investigada com tomografia de abdome total.
- A administração de insulina por via subcutânea é igualmente eficaz quando comparada à infusão continua intravenosa; a exceção ocorre no paciente hipovolêmico, no qual a via intravenosa é obrigatória.
- O uso de bicarbonato de sódio intravenoso, associado à hidratação com solução salina, é de fundamental importância na correção da acidose.
Nenhum comentário:
Postar um comentário