Questão sobre Clínica Médica, Nefrologia, Reumatologia
Enunciado
Paciente feminina de 25 anos foi internada com um quadro de glomerulonefrite. Os exames complementares evidenciaram um FAN em célula Hep-2, com padrão homogêneo acima dos valores de referência, creatinina sérica de 3,0 mg/dl. Sumária de urina proteína (++), hemoglobina (+++), leucocitúria e cilindros hemáticos. A biopsia renal realizada foi compatível com lúpus. De posse desses dados, podemos interpretar:
Alternativas:
- O diagnóstico está estabelecido, segundo a interpretação dos critérios do Colégio Americano de Reumatologia (1997). O estudo anatomopatológico renal mais provável é do tipo IV.
- O dignóstico está estabelecido, segundo a interpretação dos critérios Systemic International Collaborating Clinics(2012) (SLICC). O estudo anatomopatológico renal mais provável é do tipo IV.
- O diagnóstico está indefinido, segundo a interpretação dos critérios do Colégio Americano de Reumatologia. Para o diagnóstico, necessita-se de quatro ou mais critérios dentre o total de onze. O estudo anatomopatológico renal mais provável é do tipo V.
- O diagnóstico está indefinido, segundo a interpretação dos critérios do SLICC. Para o diagnóstico, necessita-se de quatro critérios, dentro de um total de dezessete, pelo menos um clínico e um imunológico. O estudo anatomopatológico renal mais provável e do tipo III.
Nenhum comentário:
Postar um comentário