Questão sobre Clínica Médica, Gastroenterologia
Enunciado
Considere um paciente do sexo masculino, 67 anos, com quadro de epigastralgia em queimação há 3 meses. Refere que os sintomas pioram com o jejum e melhoram com a alimentação, além de o acordarem eventualmente durante a noite. Refere, também, emagrecimento de 6 kg no período. Nega outras queixas. Ao exame físico encontrava-se em bom estado geral, hipocorado +/4, hidratado, anictérico, acianótico e afebril. Não havia alterações no exame físico cardiorrespiratório e abdominal. Sobre o caso acima, assinale a alternativa correta.
Alternativas:
- Como os sintomas são altamente sugestivos de doença ulcerosa péptica, a melhor abordagem seria tratamento empírico com omeprazol.
- Está indicada a realização de endoscopia digestiva alta para investigação da causa dos sintomas dispépticos.
- Devido à alta prevalência de infecção pelo H. pylori em nosso meio, o tratamento empírico de erradicação desta bactéria está indicado neste caso.
- A ultrassonografia e a radiografia simples de abdome são exames baratos, simples, e que, neste caso, estariam indicados inicialmente para avaliação diagnóstica.
- Uma dieta livre de irritantes gástricos é extremamente eficaz nos casos em que existe suspeita de doença gástrica estrutural (por exemplo, doença ulcerosa péptica), e deve ser recomendada como única medida inicial neste caso.
Nenhum comentário:
Postar um comentário