Questão sobre Clínica Médica, Neurologia, Psiquiatria
Enunciado
Homem de 75 anos, portador de demência por doença de Alzheimer há seis anos, é levado ao consultório médico por apresentar choro incontido, agitação psicomotora, confusão mental, alteração do ciclo sono-vigília, desorientação temporal e hiporexia há uma semana. O paciente faz uso apenas do ginkgo biloba, 80 mg ao dia. Ao exame físico, apresentava-se vígil e inquieto, desatento, com discurso sem nexo, desidratato ++/4, normotenso e eupneico, sem outras alterações. Em relação a este caso, pode-se afirmar que:
Alternativas:
- Está indicado o uso de baixas doses de haloperidol via oral, associado ao aumento da dose do ginko biloba e acompanhamento ambulatorial.
- É prudente a internação do paciente, sua contenção no leito, a passagem de sonda vesical e nasoenteral e hidratação venosa agressiva.
- Faz-se necessária a internação do paciente, para poder pesquisar as causas orgânicas do estado confusional agudo (delirium).
- Se deve substituir o ginkgo biloba por medicação anticolinesterásica ambulatorialmente, pois esse quadro faz parte da evolução natural da doença.
Nenhum comentário:
Postar um comentário