Questão sobre Clínica Médica, Cardiologia
Enunciado
Um agricultor, de 73 anos de idade, com história de 15 meses de angina estável. Ele tem reduzido a sua atividade agrícola para evitar desconforto no peito, para o qual ele usa nitroglicerina (sublingual 0,4 mg), cerca de 3 vezes por mês. Sua frequência cardíaca é de 59 batimentos por minuto, e sua pressão arterial é 132/72 mm Hg. Apresenta histórico de angina instável 12 anos antes, sendo implantado stent farmacológico em Artéria Coronária Descendente Anterior Esquerda (ACDAE); nenhuma outra doença arterial coronariana obstrutiva foi observada na época. Seus medicamentos incluem aspirina, lisinopril (20 mg por dia) para a hipertensão, e atorvastatina (40 mg por dia). Conforme quadro clínico, indique alternativa CORRETA:
Alternativas:
- Não será possível, através do teste de estresse, avaliar a extensão e distribuição de isquemia e guiar a tomada de decisões.
- Se houve isquemia na ACDAE ou função cardíaca reduzida, não poderemos indicar cateterismo cardíaco, com a consideração de revascularização.
- Os resultados dos testes de estresse, que mostram baixo risco, não estão associados com um bom prognóstico e não são suporte para continuar terapia clínica.
- Se o paciente continuar a ter angina com o esforço extenuante (em um teste de estresse que mostra baixo risco), apesar da terapêutica padrão, deverá ser discutido com o paciente as opções de receber terapia antianginosa adicional bloqueador canais de cálcio ou agente metabólico como a ranolazina, ou programar o cateterismo, com potencial de revascularização.
- As decisões não devem ser guiadas pelas preferências do paciente. As decisões deverão ser exclusivas do médico, pois ele é o detentor da verdade e do conhecimento.
Nenhum comentário:
Postar um comentário