Questão sobre Ginecologia e Obstetrícia, Ginecologia
Enunciado
Mulher de 46 anos chega a UBS com a seguinte queixa: 3 (três) meses sem menstruação: relata que foi submetida a Laqueadura tubária, por escolha, aos 29 anos, por ter quatro filhos e não desejar engravidar novamente; sem relatos anteriores de falha no ciclo menstrual, por ouvir falar sobre menopausa, está temerosa e deseja informações. É CORRETO informar sobre este assunto à paciente:
Alternativas:
- A menopausa é a interrupção da menstruação e o diagnóstico é feito de forma retroativa após 12 meses consecutivos de amenorreia, que ocorre geralmente entre 48 e 50 anos de idade. A confirmação é eminentemente clínica. A abordagem ideal é humanizada e com o mínimo de intervenção e uso de tecnologias duras.
- A menopausa corresponde ao período de transição da mulher do ciclo reprodutivo para o não reprodutivo ocorrendo habitualmente entre 40 e 65 anos. É uma fase biológica, sendo normal um período de mudanças psicossociais, de ordem afetiva, sexual, familiar, ocupacional.
- A menopausa pode ocorrer pela falência ovariana precoce, aos 45 anos, sendo necessário descartar outras possibilidades de diagnóstivo; pacientes devem ser encaminhadas ao serviço local de referencia devido à necessidade eminente de uso de terapia hormonal.
- A terapia hormonal não tem contraindicação absoluta, sendo evitada somente se a mulher tiver história ou em tratamento para o câncer, ou hipertensão arterial não controlada. Esta terapia vem sendo cada vez mais orientada nas abordagens dos profissionais de saúde.
- O rastreamento de câncer de colo uterino com a coleta de cito patológico é necessário; por conta da idade da paciente, é necessário também o rastreamento do câncer de mama, com a orientação da mamografia como exame de escolha. Essas condutas estão presentes no fluxograma de conduta do climatério/menopausa.
Nenhum comentário:
Postar um comentário