Questão sobre Clínica Médica, Gastroenterologia, Cardiologia
Enunciado
O abdome agudo é uma das síndromes clínicas mais comuns encontradas na prática médica, sendo caracterizada como uma dor na região abdominal de origem não traumática, de aparecimento súbito e de intensidade variável, associada ou não a outros sintomas. Em relação à síndrome do abdome agudo inflamatório, assinale a alternativa incorreta:
Alternativas:
- A dor periumbilical gradual indica irritação peritoneal visceral, como no caso de apendicite aguda, diverticulite ou outros processos inflamatórios. A dor pode tornar-se mais especificamente localizada à medida que a doença evolui.
- O material calcificado dentro do apêndice (fecalito) é sinal forte de apendicite aguda em pacientes com dor abdominal ao exame radiológico simples do abdome.
- O sinal do iliopsoas é uma dor no abdome inferior e região do psoas que é aliviada quando a coxa é fletida contra uma resistência.
- Polisserosite aguda, febre reumática, porfiria e intoxicação crônica por chumbo são causas raras de dor abdominal aguda, fazendo diagnóstico diferencial com possíveis causas cirúrgicas.
- A amilase sérica deverá ser dosada e se o nível estiver elevado, geralmente indica pancreatite aguda, embora outras doenças cirúrgicas, como trombose mesentérica e úlcera péptica perfurada devam ser aventadas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário