Questão sobre Preventiva
Enunciado
Dona Mirtes, 78 anos, estava internada por um câncer de ovário em estágio terminal, tendo recebido alta do serviço há cerca de cinco dias para cuidados em seu domicílio. Seus familiares decidem levá-la para uma consulta com seu médico de família, Dr. Caio, para que ele lhe prescreva um calmante, pois ela está muito irritada e com raiva de tudo. Dr. Caio pede que todos saiam do consultório para que converse a sós com a paciente. Durante a consulta, percebe que a paciente tem consciência de que sua patologia não tem cura e esclarece suas dúvidas, mas de repente ela começa a chorar. Dona Mirtes continua a cuidar das tarefas do lar, sente-se bem, e diz não entender porquê isso está acontecendo com ela. Ela conta que o médico, que a acompanhou no hospital, disse que ela só tem seis meses de vida e quer viver intensamente o tempo que lhe resta. Mas seus familiares a tratam como doente e não querem que ela saia de casa. Dr. Caio conhece o protocolo Spikes (setting up perception invitation knowledge emotions strategy and summary) e o utiliza para a comunicação de más notícias. Qual das condutas abaixo Dr. Caio deve seguir?
Alternativas:
- Explicar que dona Mirtes está em fase de negação da doença e que precisa seguir os conselhos de seus familiares e um plano de cuidados paliativos.
- Oferecer um lenço para dona Mirtes e aguardar que ela se recupere, explicando que está em episódio depressivo e que um antidepressivo vai ajudar.
- Acolher dona Mirtes, mostrar-se disponível e elaborar um plano de cuidados paliativos, de acordo com a sua vontade, para tranquilizá-la e à sua família.
- Explicar que sua doença é grave e incurável de forma empática, propondo um plano de cuidados paliativos, incluindo opioides para aliviar as possíveis dores, que irá sentir.
Nenhum comentário:
Postar um comentário