Questão sobre Ginecologia e Obstetrícia, Obstetrícia
Enunciado
Estima-se que a prevalência de sífilis comprometa 1,6% das mulheres no momento do parto, com taxas de transmissão de 25% segundo estimativas da OMS. Em relação a este grave problema de saúde pública, assinale a alternativa INCORRETA.
Alternativas:
- A transmissão por via transplacentária pode ocorrer em qualquer fase da gestação e em qualquer estágio da doença, sendo maior nas fases iniciais e menor na sífilis tardia (terciária).
- É considerado caso de síflis na gestação toda gestante com evidência clínica de sífilis e/ou com sorologia não treponêmica reagente, com qualquer titulagem, mesmo na ausência de resultado de teste treponêmico.
- O tratamento da sífilis na gestação se faz em conformidade com a fase da doença. Na sífilis primária (com cancro duro) é usada penicilina benzatina 2.400.000 UI via intramuscular.
- Após efetuado o tratamento, o controle da cura deverá ser mensal e realizado por meio do FTA-Abs, por ser mais sensível e específico, considerando resposta adequada ao tratamento a negativação dos títulos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário