Questão sobre Clínica Médica, Gastroenterologia, Cardiologia, Hematologia
Enunciado
Senhora, 58 anos de idade, com consulta em um serviço de atenção primária, foi recém-diagnosticada com hipertensão arterial sistêmica. Revendo o prontuário, o médico que a acompanha constata que ela vem apresentando níveis sistólicos próximos a 150 x 90 mmHg. Realizado exame de perfil lipídico, foram constatados colesterol total 220, HDL 45, triglicerídeos 160 e LDL 143; sua glicemia de jejum foi de 98 mg/dl. Na lista de problemas está descrito: obesidade grau 1, úlcera péptica tratada há 10 anos, gonartrose. A senhora relata estar bastante preocupada, pois o pai faleceu aos 70 anos de infarto do miocárdio e a mãe sofreu um AVE aos 73 anos. Nesse caso, uma CONDUTA CORRETA do médico é:
Alternativas:
- manejar a obesidade, incluindo orientação nutricional e estímulo à prática de atividade física, para controle da hipertensão arterial e dos sintomas da gonartrose, sem iniciar, no momento, medicação anti-hipertensiva.
- por se tratar de uma mulher na menopausa, indicar a terapia de reposição hormonal, para prevenção primária de doença cardiovascular.
- iniciar ácido fólico para prevenção primária, pelo efeito antioxidante, uma vez que está contraindicado o uso de AAS.
- iniciar metformina para prevenção do diabetes mellitus, diminuição do risco cardiovascular e tratamento da obesidade.
- iniciar sinvastatina para prevenção secundária de doença cardiovascular, pois trata-se de uma paciente de alto risco para doenças cardiovasculares, por conta da história familiar.
Nenhum comentário:
Postar um comentário