Questão sobre Clínica Médica, Gastroenterologia
Enunciado
Paciente feminina, 67 anos, iniciou há cinco meses com alteração do hábito intestinal, de constipada passou a ter episódios de diarreia, notando ainda raias de sangue nas fezes e emagrecimento de aproximadamente 5kg neste período. Procurou auxílio de um coloproctologista que após exame proctológico sem anormalidades solicitou colonoscopia, que mostrou lesão vegetante e estenosante de cólon sigmoide que foi biopsiada. O resultado da análise histológica foi adenocarcinoma moderadamente diferenciado. Submetida a retossigmoidectomia abdominal videolaparoscópica com ultrassonografia hepática intraoperatória teve o seguinte estadiamento patológico final: T2NIM0. Levando em consideração o caso clínico acima, assinale a afirmativa INCORRETA:
Alternativas:
- A presença ou ausência de metásfases linfonodais é o fator isolado mais importante de avaliação de prognóstico, e por esse motivo, um mínimo de doze (12) linfonodos devem ser examinados.
- A ressecção cirúrgica oncológica deve incluir o tumor e a área de drenagem linfática locorregional.
- Desde que obedecidos os mesmos princípios oncológicos a via Laparoscópica apresenta resultados equivalentes aos obtidos pela via aberta (laparotômica).
- A realização de ultrassonografia intra-operatória não resulta em incremento da sensibilidade na detecção de metástases hepáticas em relação a ultrassonografia pré-operatória.
- O preparo intestinal mecânico realizado com uso de soluções de efeito osmótico para cirurgias colônicas não é indispensável.
Nenhum comentário:
Postar um comentário