Questão sobre Clínica Médica, Endocrinologia, Reumatologia
Enunciado
Paciente masculino, 44 anos, queixa-se de dor articular, lesões cutâneas nas pernas e "formigamento" nas mãos há 30 dias. Evolui com dispneia importante e escarros hemoptoicos há 48 horas. Relata diagnóstico de hipertensão arterial sistêmica e sinusite crônica. Ao exame: estado geral regular, taquidispneico (+3/+4); FR: 36 irpm e púrpura em membros inferiores (MMII). Exames complementares revelam Hb: 8,4 g/dl; VSH: 110 (normal até 20); PCR: 40 (normal < 5) e sumário de urina com hematúria, proteinúria e cilindros. Radiografia de tórax apresenta infiltrado alveolar sugestivo de hemorragia e nódulos com cavitação. De acordo com o caso apresentado, assinale a alternativa CORRETA:
Alternativas:
- O diagnóstico provável é de poliarterite nodosa, pois o paciente apresenta hipertensão arterial sistêmica e nefrite, o que sugere acometimento de vasos de pequeno calibre.
- Os primeiros sintomas (dor articular, púrpura de MMII e neuropatia periférica) sugerem fase inflamatória da arterite de Takayasu.
- O paciente apresenta manifestações sugestivas de granulomatose de Wegener, tais como sinusite crônica, nódulos com cavitação e acometimento renal.
- A pesquisa dos Anticorpos Anticitoplasma de Neutrófilos (ANCA) neste paciente provavelmente será positiva, caracteristicamente com o padrão p-ANCA (perinuclear).
- A púrpura de MMII e a neuropatia periférica são características exclusivas da síndrome de Churg-Strauss e provavelmente os níveis séricos de IgE estão elevados.
Nenhum comentário:
Postar um comentário