Questão sobre Clínica Médica, Infectologia, Pneumologia, Reumatologia, Dermatologia
Enunciado
Um homem de 57 anos, natural de Manhuaçu/MG, trabalhador da construção civil, tabagista e etilista, compareceu à consulta com queixa de tosse produtiva havia cerca de 6 meses, dispneia aos esforços, emagrecimento e sudorese noturna. Há 2 semanas não está conseguindo se alimentar por causa de odinofagia, e também percebeu alteração da voz. Disse já ter realizado pesquisa de BAAR no escarro diversas vezes, as quais resultaram negativas. Ao exame clínico, apresentava-se hipocorado e emagrecido; havia linfonodomegalias na cadeia cervical profunda, indolores, macios e não aderentes. A oroscopia revelou lesão ulcerada de fundo granulado e bordas cortantes no palato mole. O exame respiratório revelou crepitações grosseiras holorrespiratórias, variáveis, em ambas as bases. Sem outras anormalidades. A radiografia do tórax revelou consolidação nos terços médios de ambos os pulmões. Considerando o caso descrito, assinale a alternativa CORRETA:
Alternativas:
- A hipótese de tuberculose é a mais provável, a pesquisa de BAAR no escarro possui baixa sensibilidade e deve ser iniciado tratamento empírico com esquema quádruplo.
- As principais impressões diagnósticas são o câncer de pulmão e de boca, ambos associados ao tabagismo, e se deve realizar uma endoscopia tripla.
- A principal suspeita é a paracoccidioidomicose, e deve ser realizada biópsia da lesão oral ou linfonodal para confirmação diagnóstica.
- O acometimento linfonodal e pulmonar sugere sarcoidose como principal hipótese, e deve ser realizada a dosagem da atividade da enzima conversora da angiotensina para confirmação.
Nenhum comentário:
Postar um comentário