Questão sobre Pediatria, Pediatria Geral
Enunciado
Amamentar é muito mais do que nutrir a criança. É um processo que envolve interação profunda entre mãe e filho, com repercussões no estado nutricional da criança, em sua habilidade de se defender de infecções, em sua fisiologia e no seu desenvolvimento cognitivo e emocional, além de ter implicações na saúde física e psíquica da mãe. SAÚDE DA CRIANÇA: Nutrição Infantil Aleitamento Materno e Alimentação Complementar Ministério da Saúde, 2009. Quanto ao aleitamento materno é correto afirmar que:
Alternativas:
- Aleitamento materno exclusivo quando a criança recebe leite materno (direto da mama ou ordenhado), independentemente de receber ou não outros alimentos.
- Aleitamento materno complementar quando a criança recebe além do aleitamento materno qualquer alimento sólido ou semi-sólido com a finalidade de complementá-lo, e não de substituí-lo. Nessa categoria a criança pode receber, além do leite materno, outro tipo de leite, mas este não é considerado alimento complementar.
- Aleitamento materno predominante quando a criança recebe, além do leite materno, água e bebidas à base de leite (água adocicada, chás, infusões), sucos de frutas e fluidos rituais.
- Aleitamento materno misto ou parcial quando a criança recebe leite materno e outros alimentos não lácteos.
- Aleitamento materno complementar é quando a criança recebe leite materno da mãe e de ama de leite.
Nenhum comentário:
Postar um comentário