Questão sobre Ginecologia e Obstetrícia, Obstetrícia
Enunciado
Primigesta, 17 anos, 41 semanas, sem doenças ou intercorrências no pré-natal realizado em UBS, é internada para assistência ao parto. Relata fortes dores em cólica em baixo ventre e perda de líquido via vaginal em grande quantidade. Nega outras queixas. Quando abordada pela equipe para realização da ausculta fetal e confirmação do diagnóstico de corioamniorrexe, a paciente permitiu o exame dizendo que esta seria a última vez que o faria caso não fosse submetida à analgesia farmacológica de parto. O exame físico obstétrico da ocasião mostrava altura uterina de 34 cm, atividade uterina de 4 contrações moderadas/50 segundos/10 minutos, batimento cardíaco fetal de 125 bpm sem desacelerações e colo uterino centrado, fino, dilatado 6 cm. Observou-se saída de grande quantidade de líquido claro, com grumos, pelo introito vaginal. Qual alternativa possui a assistência adequada para a paciente nesse momento?
Alternativas:
- Solicitar analgesia farmacológica, independentemente da dilatação cervical, por reduzir significativamente a dor e facilitar a cooperação da paciente.
- Solicitar analgesia farmacológica do trabalho de parto quando a dilatação cervical for superior a 7 cm, a fim de evitar fase ativa prolongada.
- Contraindicar analgesia famacológica, explicando os seus efeitos adversos, tanto para a mãe quanto para o feto/recém-nascido.
- Sugerir que a paciente tome banho de chuveiro com água morna e assuma diferentes posições durante o banho, apesar do limitado alívio da dor.
Nenhum comentário:
Postar um comentário