Questão sobre Pediatria, Neonatologia, Cardiopediatria
Enunciado
Um adolescente de 12 anos é admitido no pronto-socorro apresentando queixas de hemoptise, falta de ar, tonturas e palpitações. Ao exame físico, observam-se cianose central, baqueteamento digital, turgência jugular, taquipneia, ausculta pulmonar com murmúrio vesicular normal, frequência cardíaca de 120 bpm, presença de sopro holossistólico, em foco tricuspídeo, hiperfonese de segunda bulha, fígado palpável a quatro centímetros do rebordo costal direito e pressão arterial sistêmica de 130 x 100 mmHg. A mãe relata que o filho é portador de comunicação interventricular (CIV) e que, desde os sete anos, não faz acompanhamento médico. Após estabilização clínica, com oferta de oxigênio, sob cateter nasal, foi realizada a seguinte radiografia de tórax. De acordo com o exposto, a principal hipótese diagnóstica, o exame comprovatório e o tratamento são, respectivamente:
Alternativas:
- miocardite viral; ecocardiograma transtorácico; drogas vasoativas e corticoide sistêmico.
- síndrome de Eisenmenger; estudo hemodinâmico com drogas vasodilatadoras; contraindicação de correção da cardiopatia congênita e considerar o transplante cardiopulmonar.
- hiperfluxo com hipertensão pulmonar; ecocardiograma transesofágico; controle medicamentoso da cardiopatia e indicar a correção cirúrgica urgente.
- hipertensão pulmonar primária associada à cardiopatia congênita; estudo hemodinâmico com drogas vasodilatadoras; correção cirúrgica da CIV e considerar transplante pulmonar.
Nenhum comentário:
Postar um comentário