Questão sobre Preventiva
Enunciado
Sandra traz para consulta seu filho José com 15 dias de vida, nascido de parto vaginal prematuramente (35 semanas e 4 dias) pesando hoje na consulta 1890g. Ela deseja realizar a aplicação de vacinas na criança, pois não foi realizado na maternidade, porém a técnica de enfermagem solicita avaliação médica antes. Mãe e bebê não apresentam co-morbidades. Considerando o caso descrito, assinale a alternativa correta:
Alternativas:
- Deverá ser realizada imediatamente a primeira dose de BCG, que deve ser administrada o mais precocemente possível, preferencialmente logo após o nascimento.
- Deverá ser realizada somente vacina para hepatite B neste momento, para prematuros abaixo de 36 semanas, segue-se o esquema de quatro doses: 0, 1, 2 e 6 meses de vida.
- Deverá ser realizada a dose única da BCG e a primeira dose de Hepatite B imediatamente, uma vez que não foram realizadas em tempo oportuno (na maternidade).
- Deverá ser realizado somente o aprazamento das primeiras vacinas (BCG, Penta, VIP, Pneumocócica 10V e Rotavírus) para o 2 mês de vida, pois a criança está com menos de 2000g.
- Não deverá ser realizada vacinação neste momento, visto que a criança é prematura e baixo peso (menos de 2000g) devendo aguradar ganho de peso para aprazamento.
Nenhum comentário:
Postar um comentário