Promoção

segunda-feira, 1 de abril de 2019

Questão da13f4f3 - (Cirurgia)

Questão da prova de residência da SANTA CASA DE MISERICÓRDIA DE SÃO PAULO em 2017

Questão sobre Cirurgia, Cirurgia do Trauma, Cirurgia Geral

Enunciado
Homem, 21 anos, vítima de acidente de moto sem capacete e em alta velocidade contra um anteparo fixo, chegou à sala de emergência intubado, em prancha longa e com colar cervical locado. Seus parâmetros vitais são PA de 60 x 40 mmHg, pulso de 140 batimentos por minuto, saturação de 85% e escala de coma de Glasgow igual a 8. A ausculta pulmonar mostra diminuição de murmúrio vesicular à direita. FAST (ultrassonografia focada no trauma) positivo em espaço hepatorrenal, em ambas as goteiras parieto-cólicas e na pelve. Sonda vesical com hematúria. Foi realizada drenagem de tórax à direita, reposição volêmica com 2 000 mL de Ringer lactato aquecido e transfusão de 1 bolsa de sangue tipo O Rh negativo, com pouca resposta hemodinâmica. A partir desse quadro, foi indicada laparotomia, e os achados cirúrgicos foram de lesão complexa e sangrante em segmentos IV, V e VI do fígado; lesão grau IV de borda inferior do baço sangrante; e segmento de íleo com 5 perfurações próximas e sangrantes. Encontrou-se também grande hematoma de retroperitônio, que foi explorado e mostrou lesão renal direita grau IV em polo superior sangrante com rim normal contralateral. Após a laparotomia, o paciente recebeu 5 000 mL de Ringer lactato aquecido e 6 bolsas de sangue tipo O Rh negativo. Permanece em choque hipovolêmico, hipotérmico e a gasometria arterial mostra pH de 7,26. Qual a melhor conduta a ser tomada?

Alternativas:
  • Liberação hepática e sutura dos ferimentos com Vicryl 2-0, pontos hemostáticos em "X", esplenectomia, sutura dos ferimentos renais, enterectomia com entero-entero anastomose em 2 planos com Vicryl 3-0 e fechamento da parede abdominal por planos.
  • Tamponamento das lesões hepáticas, esplenectomia, nefrectomia, ressecção das lesões ileais com grampeamento dos cotos e peritoneostomia.
  • Sutura hepática com pontos hemostáticos de Monocryl 2-0, esplenectomia polar inferior, nefrectomia direita, enterectomia com enterro-entero anastomose em plano único de Vicryl 3-0 e fechamento da cavidade abdominal por planos.
  • Tamponamento das lesões hepáticas, esplenectomia e nefrectomia polar superior direita, ressecção das lesões ileais com grampeamento dos cotos e fechamento da cavidade abdominal por planos.
  • Envolvimento do fígado e do baço com tela de prolene, nefrectomia polar superior direita, ressecção das lesões ileias e entero-entero anastomose em dois planos de Vicryl 3-0 e peritoneostomia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Questão a36fd4e9 - (Ginecologia e Obstetrícia)

Questão da prova de residência da INSTITUTO DE OLHOS DE GOIÂNIA em 2015 Questão sobre Ginecologia e Obstetrícia Enunciado A troca gas...