Questão sobre Cirurgia, Cirurgia do Trauma, Cirurgia Geral
Enunciado
Homem, 21 anos, vítima de acidente de moto sem capacete e em alta velocidade contra um anteparo fixo, chegou à sala de emergência intubado, em prancha longa e com colar cervical locado. Seus parâmetros vitais são PA de 60 x 40 mmHg, pulso de 140 batimentos por minuto, saturação de 85% e escala de coma de Glasgow igual a 8. A ausculta pulmonar mostra diminuição de murmúrio vesicular à direita. FAST (ultrassonografia focada no trauma) positivo em espaço hepatorrenal, em ambas as goteiras parieto-cólicas e na pelve. Sonda vesical com hematúria. Foi realizada drenagem de tórax à direita, reposição volêmica com 2 000 mL de Ringer lactato aquecido e transfusão de 1 bolsa de sangue tipo O Rh negativo, com pouca resposta hemodinâmica. A partir desse quadro, foi indicada laparotomia, e os achados cirúrgicos foram de lesão complexa e sangrante em segmentos IV, V e VI do fígado; lesão grau IV de borda inferior do baço sangrante; e segmento de íleo com 5 perfurações próximas e sangrantes. Encontrou-se também grande hematoma de retroperitônio, que foi explorado e mostrou lesão renal direita grau IV em polo superior sangrante com rim normal contralateral. Após a laparotomia, o paciente recebeu 5 000 mL de Ringer lactato aquecido e 6 bolsas de sangue tipo O Rh negativo. Permanece em choque hipovolêmico, hipotérmico e a gasometria arterial mostra pH de 7,26. Qual a melhor conduta a ser tomada?
Alternativas:
- Liberação hepática e sutura dos ferimentos com Vicryl 2-0, pontos hemostáticos em "X", esplenectomia, sutura dos ferimentos renais, enterectomia com entero-entero anastomose em 2 planos com Vicryl 3-0 e fechamento da parede abdominal por planos.
- Tamponamento das lesões hepáticas, esplenectomia, nefrectomia, ressecção das lesões ileais com grampeamento dos cotos e peritoneostomia.
- Sutura hepática com pontos hemostáticos de Monocryl 2-0, esplenectomia polar inferior, nefrectomia direita, enterectomia com enterro-entero anastomose em plano único de Vicryl 3-0 e fechamento da cavidade abdominal por planos.
- Tamponamento das lesões hepáticas, esplenectomia e nefrectomia polar superior direita, ressecção das lesões ileais com grampeamento dos cotos e fechamento da cavidade abdominal por planos.
- Envolvimento do fígado e do baço com tela de prolene, nefrectomia polar superior direita, ressecção das lesões ileias e entero-entero anastomose em dois planos de Vicryl 3-0 e peritoneostomia.
Nenhum comentário:
Postar um comentário