Questão sobre Pediatria, Pediatria Geral, Neonatologia
Enunciado
Criança admitida na UTI neonatal por ter nascido com 33 semanas de gestação e baixo peso ao nascer (1.600g). Gestação aparentemente sem intercorrências e exames laboratoriais de rotina normais. Sorologias: VDRL positivo, rubéola IgM negativo, IgG 110, toxoplasmose IgM e IgG. negativos, HBSAg negativo e anti-HIV negativo. Mãe com bolsa rota e em trabalho de parto 12 horas antes, sem resposta à tentativa de inibição. Gestação interrompida por parto cesárea devido ao sofrimento fetal agudo. Reanimada em sala de parto, com Apgar de primeiro minuto de 5 e de quinto minuto de 7 e trazida à UTI intubada por desconforto respiratório. Ao exame físico, nota-se criança reativa ao manuseio, em regular estado geral, palidez cutânea acentuada e anictérica. Abdome globoso, com fígado palpável a 3-4cm do rebordo costal direito e baço a 2cm do rebordo costal esquerdo. Ausculta cardíaca normal. Diminuição de murmúrio vesicular à direita (raio X com derrame pleural laminar). Presença de edema subcutâneo difuso importante, exantema leve difuso e descamação de pele das plantas de mãos e pés. Quadro respiratório leve, sendo possível extubação rápida e sem necessidade de surfactante. Ao hemograma, observouse hemoglobina = 8,6g/dL; hematócrito = 26%; plaquetometria = 48.000/mL; leucócitos = 14.250/mL; índice neutrofílico = 0,15 e contagem neutrofílica = 8.260/mL. Indique a alternativa CORRETA.
Alternativas:
- Provavelmente é um caso de sífilis congênita, uma vez que não há relato de tratamento da mãe durante a gestação. A conduta correta é solicitar VDRL e RX de ossos longos para o RN, fazer a coleta do LCR para VDRL e aguardar os resultados para decidir o tratamento.
- É um caso de sífilis congênita clássico. O tratamento deve ser iniciado imediatamente com penicilina cristalina 100.000 UI/Kg/dia, IV, divididos em duas doses, até o 7º dia de vida e em 3 doses a partir do 8º dia de vida, mantido por 10 dias. Não é necessário solicitar exames.
- É um caso de sífilis congênita e o tratamento deve ser feito com penicilina procaína 50.000 UI/Kg/dia por 10 dias, em dose única diária, não havendo necessidade de exames.
- É um provável caso de sífilis congênita e se os exames do RN forem normais, inclusive o VDRL, não há necessidade de tratamento.
- Não é um caso de sífilis congênita e devem ser solicitadas outras sorologias para esclarecer o diagnóstico.
Nenhum comentário:
Postar um comentário