terça-feira, 9 de abril de 2019

Questão 9800585b - (Pediatria)

Questão da prova de residência da FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS em 2017

Questão sobre Pediatria, Pediatria Geral, Neonatologia

Enunciado
Criança admitida na UTI neonatal por ter nascido com 33 semanas de gestação e baixo peso ao nascer (1.600g). Gestação aparentemente sem intercorrências e exames laboratoriais de rotina normais. Sorologias: VDRL positivo, rubéola IgM negativo, IgG 110, toxoplasmose IgM e IgG. negativos, HBSAg negativo e anti-HIV negativo. Mãe com bolsa rota e em trabalho de parto 12 horas antes, sem resposta à tentativa de inibição. Gestação interrompida por parto cesárea devido ao sofrimento fetal agudo. Reanimada em sala de parto, com Apgar de primeiro minuto de 5 e de quinto minuto de 7 e trazida à UTI intubada por desconforto respiratório. Ao exame físico, nota-se criança reativa ao manuseio, em regular estado geral, palidez cutânea acentuada e anictérica. Abdome globoso, com fígado palpável a 3-4cm do rebordo costal direito e baço a 2cm do rebordo costal esquerdo. Ausculta cardíaca normal. Diminuição de murmúrio vesicular à direita (raio X com derrame pleural laminar). Presença de edema subcutâneo difuso importante, exantema leve difuso e descamação de pele das plantas de mãos e pés. Quadro respiratório leve, sendo possível extubação rápida e sem necessidade de surfactante. Ao hemograma, observouse hemoglobina = 8,6g/dL; hematócrito = 26%; plaquetometria = 48.000/mL; leucócitos = 14.250/mL; índice neutrofílico = 0,15 e contagem neutrofílica = 8.260/mL. Indique a alternativa CORRETA.

Alternativas:
  • Provavelmente é um caso de sífilis congênita, uma vez que não há relato de tratamento da mãe durante a gestação. A conduta correta é solicitar VDRL e RX de ossos longos para o RN, fazer a coleta do LCR para VDRL e aguardar os resultados para decidir o tratamento.
  • É um caso de sífilis congênita clássico. O tratamento deve ser iniciado imediatamente com penicilina cristalina 100.000 UI/Kg/dia, IV, divididos em duas doses, até o 7º dia de vida e em 3 doses a partir do 8º dia de vida, mantido por 10 dias. Não é necessário solicitar exames.
  • É um caso de sífilis congênita e o tratamento deve ser feito com penicilina procaína 50.000 UI/Kg/dia por 10 dias, em dose única diária, não havendo necessidade de exames.
  • É um provável caso de sífilis congênita e se os exames do RN forem normais, inclusive o VDRL, não há necessidade de tratamento.
  • Não é um caso de sífilis congênita e devem ser solicitadas outras sorologias para esclarecer o diagnóstico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Questão a36fd4e9 - (Ginecologia e Obstetrícia)

Questão da prova de residência da INSTITUTO DE OLHOS DE GOIÂNIA em 2015 Questão sobre Ginecologia e Obstetrícia Enunciado A troca gas...