Questão sobre Preventiva
Enunciado
Na unidade de saúde foi comunicada a alta de uma paciente do serviço hospitalar após tratamento de uma descompensação de quadro de Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC) tabágica. A paciente, Otília, tem 88 anos, é viúva, mora com filha de 66 anos, separada. Ela reside na área há 40 anos, faz acompanhamento regular na unidade de saúde e tratamento para DPOC e Insuficiência Cardíaca Congestiva (ICC). Foi indicado encaminhamento para pneumologista pela evolução de quadro pulmonar e severidade da restrição respiratória da paciente pela dispneia que apresenta aos mínimos esforços. Considerando a história clínica acima, assinale a alternativa correta.
Alternativas:
- É necessária uma vista domiciliar de urgência uma vez que a alta foi realizada equivocadamente, pois a dispneia é um critério de exacerbação de DPOC e a paciente tem sério risco de hipóxia.
- Os cuidados relacionados ao caso estão diretamente relacionados à oferta de oxigenoterapia domiciliar, sendo a visita domiciliar o recurso mais adequado para avaliação de tal necessidade para a manutenção da vida da paciente.
- É importante orientar a família a monitorar a saturação de oxigênio da paciente, adquirindo um oxímetro para aferição do dado regularmente e detecção precoce de episódios de descompensação do DPOC.
- Na perspectiva de cuidados paliativos, a conduta é expectante, fornecendo atenção imediata em quadros de descompensações e conforme a solicitação da família, obedecendo critérios clínicos de exacerbação a doença de base.
- Os cuidados paliativos necessários nessa situação podem ser desenvolvidos em ambiente hospitalar, ambulatorial e domiciliar de forma a fornecer cuidados totais e integrais, dado o estado avançado de adoecimento.
Nenhum comentário:
Postar um comentário