domingo, 7 de abril de 2019

Questão 62a19580 - (Clínica Médica)

Questão da prova de residência da HOSPITAL DAS FORÇAS ARMADAS em 2016

Questão sobre Clínica Médica, Cirurgia, Gastroenterologia

Enunciado
Paciente masculino de 60 anos de idade, sem comorbidades, deu entrada no pronto-socorro com quadro de parada de eliminação de gazes e fezes, vômitos fecaloides e distensão abdominal há três dias. Ao exame físico, apresentava-se em REG, desidratado, descorado, e taquicárdico. O abdome se apresentava distendido, com ruídos de luta, com sinais de irritação peritoneal. O hemograma era de 20.000 leucócitos, com desvio à esquerda de 12%, e os raios X mostravam distensão com stop no sigmoide e sinal de Ridler. Considere que o paciente do caso hipotético tenha evoluído bem no pós-operatório, seu estadiamento anatomocirúrgico TNM foi T3N0M0, mas, ao realizar tomografia computadorizada de abdome de estadiamento, observou-se uma lesão de 2 cm em lobo esquerdo e cujo PET-Scan mostrou captação de contraste e antígeno carcinoembrionário (CEA) de 15 (normal até 5 para não fumantes). Com base nessa situação, assinale a alternattiva que indica a melhor conduta no caso clínico apresentado.

Alternativas:
  • Apenas seguimento.
  • Quimioterapia neoadjuvante com Folfox ou Folfiri associado a biológicos + ablação por radiofrequência via laparoscópica.
  • Ressecção imediata aberta da lesão com margem de 1 cm.
  • Quimioembolização com lipiodol + doxorrubicina.
  • Quimioterapia exclusiva com 5-fluoracil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Questão a36fd4e9 - (Ginecologia e Obstetrícia)

Questão da prova de residência da INSTITUTO DE OLHOS DE GOIÂNIA em 2015 Questão sobre Ginecologia e Obstetrícia Enunciado A troca gas...