Questão sobre Preventiva
Enunciado
A Unidade de Saúde recebeu o pedido de visita domiciliar para Dona Marília, que teve alta hospitalar há 1 semana. Segundo sua irmã, nada mais havia a ser feito no hospital. Resumo de alta: Marília, 43 anos, professora. Diagnóstico de carcinoma de colo uterino com metástases cerebrais há 8 meses. Foram realizados ciclos de quimioterapia, sem resposta terapêutica. O quadro clínico atual é considerado avançado e progressivo, sem perspectiva de tratamento curativo. Em visita, a equipe verifica que a irmã está muito preocupada em como lidar bem com essa situação. Queixa-se de que Marília tem muitas náuseas, está constipada e reclama frequentemente de dor (Escala Visual Analógica - EVA 5). Com relação ao caso, assinale a alternativa CORRETA.
Alternativas:
- O uso de medicações adjuvantes no tratamento de dor, como amitriptilina e carbamazepina, não influenciará na qualidade de vida de Marília.
- Náuseas e vômitos não são comuns em casos como o de Marília. A Ondansetrona por via subcutânea está indicada como primeira linha de tratamento.
- No tratamento da constipação, deve-se orientar medidas não farmacológicas, como aumento do consumo de fibras e líquidos, evitando-se a prescrição de qualquer laxante.
- Os cuidados da equipe de saúde cessarão no momento do óbito de Marília, que é o sujeito das ações de saúde.
- No tratamento da dor de Marília, está bem indicado o uso do tramadol 50 a 100mg até de 4h/4h, com dose diária máxima recomendada de até 400mg.
Nenhum comentário:
Postar um comentário