Questão sobre Clínica Médica, Cirurgia, Gastroenterologia, Cirurgia do Aparelho Digestivo
Enunciado
Paciente de 45 anos, em consulta ambulatorial, apresenta endoscopia digestiva alta com suspeita de esôfago de Barrett e com biópsia em andamento. A conduta a seguir frente à biópsia encontrada deve ser:
Alternativas:
- Biópsia: metaplasia intestinal com displasia de baixo grau; Conduta: confecção cirúrgica de válvula antirrefluxo, terapia medicamentosa com inibidor da bomba de prótons continuamente e biópsias seriadas a cada seis meses.
- Biópsia: metaplasia intestinal com displasia de baixo grau; Conduta: endoscopia terapêutica com ablação da lesão, terapia medicamentosa com inibidor da bomba de próton continuamente e biópsias seriadas a cada dois meses.
- Biópsia: metaplasia intestinal com displasia de alto grau; Conduta: confecção cirúrgica de válvula antirrefluxo, terapia medicamentosa com inibidor da bomba de próton continuamente e biópsias seriadas a cada doze meses
- Biópsia: metaplasia intestinal com displasia de alto grau; Conduta: endoscopia terapêutica para ablação da lesão, terapia medicamentosa com inibidor da bomba de próton continuamente e biópsias seriadas a cada seis meses.
- Biópsia: metaplasia intestinal com displasia de grau indefinido; Conduta: esofagectomia total, terapia medicamentosa com inibidor da bomba de próton continuamente e tomografia de controle a cada 6 meses.
Nenhum comentário:
Postar um comentário