domingo, 10 de fevereiro de 2019

Questão e5635071 - (Clínica Médica)

Questão da prova de residência da HOSPITAL DAS CLÍNICAS DA UFU em 2013

Questão sobre Clínica Médica, Gastroenterologia

Enunciado
Sr. Antenor, 57 anos, portador de megaesôfago chagásico há vários anos, procura ambulatório de cirurgia geral, por estar apresentando piora da disfagia há 5 (cinco) meses. A endoscopia digestiva alta solicitada evidenciou uma lesão vegetante e estenosante em terço distal de esôfago com moderada quantidade de resíduos alimentares impedindo a visualização completa da lesão. Não foi possível a progressão do aparelho. O anatomopatológico identificou um tumor epidermoide moderadamente diferenciado e ulcerado. Com relação ao câncer de esôfago distal assinale a alternativa CORRETA:

Alternativas:
  • A broncoscopia é necessária como método de estadiamento para os tumores de terço distal.
  • Deve ser realizada uma tomografia de tórax e abdome como método de estadiamento pré-operatório.
  • O tumor de esôfago é classificado em: superficial, quando atinge a muscular própria e avançado, quando invade além da muscular própria até adventícia com ou sem comprometimento de órgãos vizinhos.
  • Deve-se realizar colonoscopia quando o tumor de esôfago está associado ao megaesôfago, para afastar a possibilidade da existência de megacólon chagásico.
  • Quando tem dificuldade de progressão do endoscópio deve-se tentar nova endoscopia digestiva, com dilatação esofágica, para avaliação do estômago e colocação de uma sonda nasoentérica para estabelecer uma nutrição pré-operatória.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Questão a36fd4e9 - (Ginecologia e Obstetrícia)

Questão da prova de residência da INSTITUTO DE OLHOS DE GOIÂNIA em 2015 Questão sobre Ginecologia e Obstetrícia Enunciado A troca gas...