Questão sobre Clínica Médica, Gastroenterologia
Enunciado
Sr. Antenor, 57 anos, portador de megaesôfago chagásico há vários anos, procura ambulatório de cirurgia geral, por estar apresentando piora da disfagia há 5 (cinco) meses. A endoscopia digestiva alta solicitada evidenciou uma lesão vegetante e estenosante em terço distal de esôfago com moderada quantidade de resíduos alimentares impedindo a visualização completa da lesão. Não foi possível a progressão do aparelho. O anatomopatológico identificou um tumor epidermoide moderadamente diferenciado e ulcerado. Com relação ao câncer de esôfago distal assinale a alternativa CORRETA:
Alternativas:
- A broncoscopia é necessária como método de estadiamento para os tumores de terço distal.
- Deve ser realizada uma tomografia de tórax e abdome como método de estadiamento pré-operatório.
- O tumor de esôfago é classificado em: superficial, quando atinge a muscular própria e avançado, quando invade além da muscular própria até adventícia com ou sem comprometimento de órgãos vizinhos.
- Deve-se realizar colonoscopia quando o tumor de esôfago está associado ao megaesôfago, para afastar a possibilidade da existência de megacólon chagásico.
- Quando tem dificuldade de progressão do endoscópio deve-se tentar nova endoscopia digestiva, com dilatação esofágica, para avaliação do estômago e colocação de uma sonda nasoentérica para estabelecer uma nutrição pré-operatória.
Nenhum comentário:
Postar um comentário