Questão sobre Pediatria, Neonatologia
Enunciado
Com relação ao tratamento da Sífilis Congênita, segundo orientações do Ministério da Saúde do Brasil 2005, qual das opções está correta?
Alternativas:
- Gestante com VDRL 1/128 tratada com Penicilina Benzatina 2.400.00 UI Intra Muscular, uma vez na semana durante 03 semanas. Com base nessas informações, não há necessidade de investigar o recém-nascido para sífilis.
- Gestante com diagnóstico de sífilis, tratada com Eritromicina cerca de três meses antes do parto, com as sorologias de controle no final da gravidez indicando queda na titulagem do VDRL. Se não houver alterações clínicas, radiológicas, sorológicas e liquóricas no recém-nascido não há necessidade de proceder ao tratamento com penicilina.
- Gestante com diagnóstico de sífilis realizou tratamento considerado adequado com Penicilina Benzatina. No entanto, a sorologia do recém-nascido foi oito vezes maior que a sorologia materna. Se não houver alterações liquóricas, o tratamento do recém-nascido pode ser com Penicilina Benzatina.
- O tratamento considerado inadequado da gestante com sífilis influencia diretamente no tratamento do recém-nascido. O fato do parceiro não ter realizado o tratamento da sífilis não é critério para o tratamento da gestante ser considerado inadequado.
- No tratamento da sífilis congênita do recém-nascido, se houver a interrupção do tratamento por mais de (01) um dia, o tratamento deverá ser reiniciado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário