Questão sobre Pediatria, Neuropediatria
Enunciado
Criança de 1 ano e 10 meses procurou a emergência pediátrica por quadro de febre, coriza, tosse e sibilância (4º episódio) iniciado há 18 horas. Mostrava-se ativa, a despeito da dispneia/sibilância. Com exceção das alterações relacionadas ao aparelho respiratório, o resto do exame físico era normal. Durante a permanência no hospital, apresentou crise epiléptica generalizada, em vigência de febre (38 °C), com duração aproximada de 5 minutos, sem recorrência ou intercorrências até o momento da alta após 36 horas do internamento pelo quadro respiratório. A mãe informou que foi a primeira crise e que a criança era saudável. Negou história familiar semelhante. Em relação ao caso acima, qual a afirmação CORRETA?
Alternativas:
- Trata-se de um quadro de Crise Febril (CF) complexa, caracterizada por idade menor que 2 anos, crise do tipo generalizada e duração superior a 3 minutos.
- Logo após a alta deverão ser programados EEG e exames de neuroimagem.
- O diagnóstico provável é CF simples, primeiro episódio, não estando indicada a profilaxia contínua ou intermitente de rotina, devendo-se fornecer orientação e suporte emocional aos pais.
- Idade superior a 36 meses, crise com mais de 24 horas de febre, e história familiar de epilepsia são fatores de risco para recorrência das crises.
- O LCR deve ser realizado em toda criança menor que 3 anos com CF.
Nenhum comentário:
Postar um comentário