Questão sobre Clínica Médica, Infectologia, Endocrinologia, Pneumologia, Dermatologia
Enunciado
Sobre as infecções fúngicas é correto afirmar, EXCETO:
Alternativas:
- A histoplasmose disseminada é observada comumente em pacientes SIDA, especialmente quando CD4 < 100. Caracteriza-se por febre, dispneia, tosse, hepatoesplenomegalia, podendo até levar a um quadro semelhante ao choque séptico.
- São fatores de risco para candidíase invasiva: neutropenia prolongada, antibioticoterapia de largo espectro, presença de cateter vascular, uso de NPT.
- A criptococose é a causa mais comum de meningite fúngica, especialmente em pacientes SIDA, em usuários de corticoide e em outras situações de imunossupressão. O Fluconazol é recomendado como terapia inicial isolada para tratamento da meningite criptocócica aguda.
- O tratamento de escolha para pneumocistose é o sulfametoxazol + trimetoprima , sendo indicado também o uso de prednisona nos casos mais graves, especialmente se hipoxemia.
- Existem diversas apresentações da aspergilose: aspergilose broncopulmonar alérgica, acometendo tipicamente pacientes com histórico de asma; aspergiloma, colonizando cavidades pulmonares preexistentes, como aquelas formadas pós-TB; aspergilose invasiva disseminada, típica de pacientes portadores de neoplasias hematológicas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário