Questão sobre Clínica Médica, Ginecologia e Obstetrícia, Infectologia, Nefrologia, Obstetrícia
Enunciado
Paciente do sexo feminino, 35 anos, 56 kg, dá entrada em um pronto atendimento com queixa de dor abdominal inicialmente epigástrica e que se localizou, algumas horas depois, na fossa ilíaca direita. Queixa anorexia, náuseas e teve um episódio de febre (37,8°C). Relata que está grávida, encontrando-se na 17ª semana de gestação. Ao exame físico, observa-se dor intensa à palpação superficial do ponto de McBurney. Hemograma demonstra anemia discreta e leucocitose de 14.000 mm³ sem desvio para a esquerda. Exame de urina evidencia a presença de 8 piócitos por campo, flora moderada, sem outras alterações. Em relação a esse caso clínico é CORRETO afirmar:
Alternativas:
- A paciente deve ser internada e ter sua infecção do trato urinário tratada com antimicrobiano endovenoso, em decorrência do grande risco de sepse materna e abortamento nesses casos .
- Os aminoglicosídeos não deveriam ser empregados por seu potencial ototóxico e nefrotóxico, embora esses efeitos colaterais não sejam assim tão frequentes.
- Nessa fase de gestação, as alterações hematológicas citadas não deveriam ser mais consideradas fisiológicas, como ocorre no primeiro trimestre de gestação.
- A profilaxia de trombose venosa profunda com heparina subcutânea representaria um risco desnecessário para a saúde fetal.
Nenhum comentário:
Postar um comentário