Questão sobre Pediatria, Doenças Respiratórias, Neonatologia
Enunciado
Gestante a termo, em trabalho de parto, com dilatação total há 20 minutos e apresentação fetal cefálica fletida no plano +2 de DeLee, variedade de posição OP, líquido meconial e cardiotocografia ilustrada na figura (VER IMAGEM). Após a condução obstétrica da gestante, nasce um menino com bom tônus muscular e chorando forte. Com 90 minutos de vida, a criança encontra-se gemente, com taquipneia e leves tiragens intercostais. Sobre o distúrbio respiratório deste recém-nascido, é CORRETO afirmar que:
Alternativas:
- a radiografia de tórax é fundamental para diagnóstico. A presença de hiperinsuflação, infiltrado intersticial e líquido na cissura pleural direciona para outra causa, que não o de aspiração meconial.
- a história e o quadro clínico são característicos de aspiração meconial. Está indicado aspirar a traqueia para confirmação diagnóstica.
- as boas condições de nascimento excluem a possibilidade de doença respiratória.Trata-se provavelmente de desconforto adaptativo.
- entre as possibilidades diagnósticas estão taquipneia transitória e síndrome do desconforto respiratório, a duração da sintomatologia determinará o diagnóstico diferencial.
- devido à presença de líquido amniótico meconial, está indicado início de antibioticoterapia até elucidação diagnóstica.
Nenhum comentário:
Postar um comentário