Questão sobre Clínica Médica, Pediatria, Cardiologia, Cardiopediatria
Enunciado
Baseado na atualização de 2015 das diretrizes de ressuscitação cardiopulmonar em pediatria, escolha a alternativa FALSA no que diz respeito ao atendimento de uma criança na rua com colapso súbito presenciado, em que você prestou o atendimento sozinho. Você detectou que a criança está inconsciente, com respiração tipo gasping e frequência cardíaca de 58 bpm.
Alternativas:
- Neste caso, está indicado como primeira medida de atendimento a respiração boca-boca/nariz, pois a respiração tipo gasping não é considerada respiração efetiva.
- Se você está sozinho e tem um smartphone, pode ligar para o SAMU (192) e deixar o viva voz ligado ao mesmo tempo em que faz as massagens, passando as informações em tempo-real.
- Se o menor for atendido até a chegada rápida do SAMU, este deve monitorizar a criança com um DEA (desfibrilador externo automático) de imediato, pois a criança pode estar tendo uma taquicardia ventricular sem pulso e sendo assim, será desfibrilada mesmo que não tenha no local pá com atenuador de carga pediátrico.
- Caso seja preciso compressões torácicas, estas devem ser feitas com a técnica dos dois dedos, na região do tórax, abaixo da linha mamilar, com frequência de 30 massagens para 2 ventilações até que chegue outro socorrista. A massagem deve ter profundidade adequada (entre 4 a 6 cm) e numa frequência cardíaca que não ultrapasse 120 bpm.
- Caso a criança esteja em ritmo de fibrilação ventricular quando o SAMU chegar e for possível um suporte avançado de vida, com necessidade de desfibrilações consecutivas, sabemos que na ausência de amiodarona podemos utilizar a lidocaína pois neste cenário as duas teriam o mesmo efeito terapêutico.
Nenhum comentário:
Postar um comentário