Questão sobre Clínica Médica, Cardiologia
Enunciado
Paciente masculino de 47 anos é internado com ortopneia, edema de membros inferiores, presença de turgescência jugular patológica, estertores finos bibasais e hepatomegalia dolorosa. Ausculta cardíaca com ritmo regular, em dois tempos, sopro mesossistólico de ejeção, frequência de 128 bpm, PA: 175 x 110 mmHg e o monitor revelou taquicardia sinusal. Possui como antecedente o diagnóstico de Hipertensão Arterial Sistêmica (HAS), há cinco anos faz uso irregular de captopril 25 mg de 12/12h, segue uma rotina de sedentarismo e tabagismo de um maço/dia. Tem sido tratado com bloqueador de receptor de angiotensina (BRA), diurético de alça, espironolactona e digital, além de suplementação de oxigênio. Em relação ao quadro acima, é correta a afirmativa:
Alternativas:
- O uso de BRA é indicado em todas as classes funcionais da insuficiência cardíaca, em dose baixa, e deve ser a escolha para os pacientes intolerantes aos Inibidores da Enzima de Conversão da Angiotensina (IECA).
- Os digitais são medicações usadas na insuficiência cardíaca esquerda com função dromotrópica e inotrópica positivas, em especial nos casos de ritmos cardíacos com resposta ventricular rápida e sem bloqueios significativos.
- O uso da espironolactona está correto, porém deve-se ter cuidado de atingir a dose alvo máxima de 400 mg/dia, com o cuidado de monitorar o nível sérico do potássio e a função renal.
- Os diuréticos de alça, que são drogas com capacidade de diminuir os sintomas, além de impactar na mortalidade em longo prazo, são indicados nas classes funcionais de II a IV, sempre em associação com os IECA.
- Dever-se-ia associar os betabloqueadores cardiosseletivos, após a estabilização do quadro clínico atual, pois os estudos demonstram seu benefício na diminuição da morbimortalidade, quando se atinge a dose alvo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário