Questão sobre Pediatria, Pediatria Geral
Enunciado
Ao completar 6 meses de idade, um menino foi trazido pela mãe à consulta de revisão na Unidade Básica de Saúde. As principais informações constantes da Caderneta da Criança eram ausência de intercorrências perinatais, idade gestacional (Capurro) de 39 semanas e 2 dias, parto vaginal, peso ao nascimento de 3.200 g e comprimento de 50 cm. Na ocasião, encontrava-se em regime de aleitamento materno exclusivo, pesava 7.000 g e media 64 cm, sentava sem apoio, mas ainda não engatinhava. Já recebera as seguintes vacinas: BCG (1 dose), hepatite B (3 doses), tetravalente (2 doses), Sabin (2 doses) e rotavírus humano (2 doses). Sua curva de peso por idade (OMS, 2006) encontra-se reproduzida abaixo (VER IMAGEM). Além de introduzir alimentação complementar, qual a conduta mais adequada para esta criança?
Alternativas:
- Orientar a mãe sobre a aplicação das demais vacinas do sexto mês.
- Orientar a mãe sobre a aplicação das demais vacinas do sexto mês e iniciar a suplementação com sulfato ferroso.
- Orientar a mãe sobre a aplicação das demais vacinas do sexto mês, iniciar a suplementação com sulfato ferroso e investigar o atraso no desenvolvimento neurológico do menino.
- Orientar a mãe sobre a aplicação das demais vacinas quando o menino completar 1 ano de idade.
- Orientar a mãe sobre a aplicação das demais vacinas quando o menino completar 1 ano de idade, iniciar a suplementação com sulfato ferroso e investigar o baixo peso.
Nenhum comentário:
Postar um comentário