Questão sobre Pediatria
Enunciado
Paciente escolar vem à consulta com história de evacuação difícil, fezes endurecidas e de grosso calibre, às vezes entupindo o vaso sanitário e com frequência de três a dez dias. A criança vive em permanente luta contra a eliminação do bolo fecal, já que isso provoca dor. Esconde-se pelos cantos da casa, fazendo enorme esforço para conter a evacuação e suja as roupas de baixo com matéria fecal, que escapa involuntariamente. A respeito do caso apresentado, é INCORRETO afirmar:
Alternativas:
- Óleo mineral (como lubrificante), hidróxido de magnésio, lactulose e sorbitol não são efetivos nos sintomas.
- A pesquisa de sangue oculto nas fezes é recomendada para todos os lactentes e para crianças maiores, que também tenham dor abdominal, parada do crescimento, diarreia ou história familiar de câncer de cólon ou pólipos.
- Em crianças selecionadas, a radiografia de abdome, quando bem interpretada, pode ser útil para o diagnóstico de impactação fecal.
- Biópsia retal com estudo histopatológico e manometria retal são os únicos testes que podem, com segurança, afastar a doença de Hirschsprung.
- Em pacientes selecionados, a medida do trânsito intestinal com o uso de marcadores radiopacos pode determinar a presença de constipação.
Nenhum comentário:
Postar um comentário