Questão sobre Cirurgia
Enunciado
Algumas pessoas têm uma doença, mas não estão se sentindo mal, como no caso de um diabetes não diagnosticado. Por outro lado, muitas pessoas sentem-se mal, apresentando queixas como tontura, dor precordial, etc, mas não se encontra nenhuma causa para explicar os seus sintomas. Essas condições são muito prevalentes no cotidiano da clínica. Você é um(a) médico(a) novo(a) na unidade e atende um paciente com queixa de desconforto abdominal inespecífico e recorrente. Ele diz ter consultado várias vezes por esse motivo, mas ninguém conseguiu descobrir o que ele tem. Reclama que o médico anterior o atendeu muito rápido, pediu apenas um US abdominal, que foi normal, e disse que não se preocupasse, porque não tinha nada. "Como nada?", pergunta o paciente. Como deve ser a abordagem desse paciente?
Alternativas:
- Solicitar todos os exames necessários para poder tranquilizar o paciente de que não possui nenhuma doença.
- Revisar o prontuário e solicitar somente os exames complementares ainda não realizados de forma a não onerar o sistema de saúde.
- Ouvir atentamente o paciente, conhecer a sua história pessoal, familiar e psicossocial, tentando identificar o que pode existir por trás daquela queixa, mesmo que precise de algumas consultas para isso.
- Encaminhar logo o paciente para um especialista, já que se trata de um paciente que vem consultando há certo tempo na atenção básica, se sente frustrado, pode ter uma doenças mais grave, sendo necessários exames mais sofisticados.
Nenhum comentário:
Postar um comentário