Questão sobre Pediatria, Neonatologia
Enunciado
Gestante com 27 anos, primigesta, relato de seis consultas no pré natal sem intercorrências, deu entrada na maternidade em período expulsivo. Ao ser examinada pelo obstetra, foi evidenciada a presença de líquido meconial fluido. Qual a conduta na sala de parto, com o recém nascido logo ao nascer?
Alternativas:
- A conduta do pediatra frente à presença de líquido tinto de mecônio depende da vitalidade ao nascer. Se a avaliação resultar normal, o RN receberá cuidados de rotina na sala de parto.
- O pediatra deve realizar a retirada do mecônio residual da hipofaringe e da traqueia sob visualização direta e fonte de calor radiante. Aspirar traqueia através da cânula traqueal conectada a um dispositivo para aspiração de mecônio; se o RN permanecer com FC <100 bpm, respiração irregular ou apneia, iniciar a ventilação com pressão positiva.
- Na presença de líquido amniótico meconial, fluido ou espesso, o obstetra deve realizar a aspiração das vias aéreas, pois esse procedimento diminui a incidência de síndrome de aspiração de mecônio.
- Não é necessário avaliar recém nascido com líquido meconial ao nascimento.
- Quando o neonato com líquido amniótico meconial fluido ou espesso, logo após o nascimento, não apresentar ritmo respiratório regular e/ou o tônus muscular estiver flácido e/ou a FC <100 bpm, seguir os passos iniciais e coloca-lo no seio materno.
Nenhum comentário:
Postar um comentário