sexta-feira, 8 de fevereiro de 2019

Questão 4e70e84c - (Clínica Médica)

Questão da prova de residência da FACULDADE DE MEDICINA DO ABC em 2017

Questão sobre Clínica Médica, Cardiologia

Enunciado
Paciente de 68 anos com queixa de desconforto em hemitórax esquerdo há 7 dias, durante estresse no trabalho, duração fugaz e desaparecimento espontâneo. Há 1 dia apresentou novo episódio, com maior intensidade (5+/10+), duração de 10 minutos e desaparecimento espontâneo. Há 1 hora despertou com intenso desconforto retroesternal (8+/10+), acompanhado de mal-estar geral e náuseas. Utilizou atenolol 50 mg VO com parcial dos sintomas. Antecedentes pessoais: Hipertensão arterial; Dislipidemia eTabagismo. Antecedentes familiares: Pai falecido por AVC aos 74 anos. Chega à unidade de emergência referindo diminuição dor torácica (2+/10+). O exame físico revela 4ª bulha audível, ausência de sopros e ausculta pulmonar limpa. PA 165/88 mmHg; Peso 87 Kg; Altura 173 cm. Realizado o ECG e coleta de marcadores de necrose miocárdica. (Coforme imagem do caderno de questões). Levando-se em consideração o eletrocardiograma de admissão, a conduta terapêutica considerada correta é:

Alternativas:
  • Face à apresentação clínica e eletrocardiográfica, a indicação de tratamento depende da estratificação de risco para eventos adversos.
  • A manutenção do desconforto torácico e o ECG de admissão orientam para o início de terapia de reperfusão.
  • O uso de ácido acetilsalicílico (AAS) está indicado apenas nas síndromes coronarianas agudas com supradesnível de ST.
  • A redução da intensidade da dor e o tempo decorrido desde o início do último episódio anginoso recomendam terapia antitrombótica isolada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Questão a36fd4e9 - (Ginecologia e Obstetrícia)

Questão da prova de residência da INSTITUTO DE OLHOS DE GOIÂNIA em 2015 Questão sobre Ginecologia e Obstetrícia Enunciado A troca gas...