quinta-feira, 7 de fevereiro de 2019

Questão 474465f7 - (Preventiva)

Questão da prova de residência da HOSPITAL DAS CLÍNICAS DE TERESÓPOLIS COSTANTINO OTTAVIANO em 2009

Questão sobre Preventiva

Enunciado
A estratégia de Saúde da Família é um projeto dinamizador do SUS, condicionada pela evolução histórica e organização do sistema de saúde no Brasil. A velocidade de expansão da Saúde da Família comprova a adesão de gestores estaduais e municipais aos seus princípios em 2002. 48,39% da população brasileira encontra-se coberta pela saúde da família. Considerando o sucesso desta implantação e o fortalecimento do Sistema Único de Saúde podemos caracterizar o Saúde da Família como:

Alternativas:
  • A Saúde da Família é uma estratégia estruturante dos sistemas municipais de saúde tendo provocado um importante movimento com o intuito de reordenar o modelo de atenção, para um modelo de economia de mercado, centrado na doença e na incorporação de tecnologias, onde as equipes são compostas de no mínimo, por um médico de família, um enfermeiro, um auxiliar de enfermagem e 6 agentes comunitários de saúde.
  • Um programa de governo para dinamizar o SUS, exclusivamente em áreas carentes caracterizando-se: como porta de entrada de um sistema hierarquizado e reorganizado de saúde, estabelecendo vínculos de compromisso e de co-responsabilidade com a população coberta.
  • A Saúde da Família é referência internacional por proporcionar maior economia aos sistemas de saúde e esvaziar as emergências dos hospitais, resolvendo os problemas de saúde da população de modo clientelista. A consolidação dessa estratégia precisa, entretanto, ser sustentada por um processo que permita a real substituição de rede básica de serviços tradicionais.
  • Uma estratégia de reorientação do modelo assistencial, caracterizando-se como porta de entrada de um sistema hierarquizado e regionalizado de saúde; por ter território definido, com uma população delimitada, sob a sua responsabilidade; por intervir sobre os fatores de risco aos quais a comunidade está exposta; por prestar assistência integral, permanente e longitudinal.
  • Uma estratégia de reorientação do modelo assistencial, caracterizando-se: como porta de entrada de um sistema que ofereça um pacote básico de serviços assistenciais, tendo território definido, como uma população delimitada, sob a sua responsabilidade, proporcionando uma maior economia aos sistemas de saúde.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Questão a36fd4e9 - (Ginecologia e Obstetrícia)

Questão da prova de residência da INSTITUTO DE OLHOS DE GOIÂNIA em 2015 Questão sobre Ginecologia e Obstetrícia Enunciado A troca gas...