Questão sobre Preventiva
Enunciado
A terapia do "early goal" era uma sistematização do atendimento inicial ao paciente séptico e foi uma das pedras fundamentais para o que fazemos atualmente. O seu trabalho inicial foi publicado no New England Journal of Medicine vol. 345, nº 19 de 2001, de onde esta tabela foi extraída. O desenho do estudo era uma randomização simples entre utilizar a terapia convencional da emergência (standard therapy) ou a terapia sistematizada (early goal-directed therapy). Figura 1: Coluna da esquerda: em ordem de cima para baixo: todos os pacientes com sepse severa, pacientes com choque séptico, pacientes com síndrome de sepse, mortalidade com 28 dias, mortalidade com 60 dias. Relative risk=risco relativo. (Conforme imagem do caderno de questões). Em relação a esta tabela podemos dizer que:
Alternativas:
- Ela só é um fator de proteção para o subgrupo com choque séptico.
- Ela só é um fator de proteção para o subgrupo com sepse severa, pois só nesse grupo o P é significativo.
- O cálculo amostral é feito para o grupo total (todos os pacientes), logo não devemos analisar o resultado em subgrupos.
- Como a terapia early goal não é um fator de proteção nos grupos sepse severa e síndrome de sepse, mas a mortalidade em 28 e 60 dias cai, isso significa que estes grupos tendem a morrer tardiamente.
Nenhum comentário:
Postar um comentário