Questão sobre Clínica Médica, Gastroenterologia
Enunciado
O Brasil necessita de programas de prevenção do câncer colorretal nas regiões em que sua incidência é média ou alta, ou seja, no Sudeste, em toda a faixa litorânea até o Nordeste e em parte do Centro-Oeste. As estratégias disponíveis para prevenção secundária do câncer colorretal são bastante conhecidas. Em relação à prevenção do câncer colorretal, assinale a alternativa INCORRETA.
Alternativas:
- Pesquisa de sangue oculto nas fezes, com resina do guaiaco, realizada anual ou bienalmente a partir da 5º década.
- Indica a realização de investigação adicional, usualmente através da colonoscopia com polipectomia ou outro tratamento que se fizer necessário.
- Colonoscopia única, aos 60 anos, com subsequente tratamento das lesões encontradas e exclusão dos portadores de colonoscopia normal de qualquer estudo subsequente de prevenção do câncer colorretal.
- Estudos combinando pesquisa de sangue oculto nas fezes, anual ou bienalmente, e retossigmoidoscopia em intervalos de 3 a 5 anos não devem ser realizadas devido ao grande espaço de tempo entre as retossigmoidoscopias.
- Retossigmoidoscopia flexível única, aos 55 anos, com tratamento das lesões identificadas e indicação de colonoscopia nos pacientes portadores de lesão significante (adenoma viloso, de mais de 2 cm, com alto grau de displasia ou lesões múltiplas) à retossigmoidoscopia.
Nenhum comentário:
Postar um comentário